sexta-feira, 23 de abril de 2010

Aula 13

Teoria comportamental da Administração

Origens

→ Surge em 1947 nos EUA com o livro O Comportamento Administrativo, de Simon, com a redefinição total dos conceitos administrativos

Os defensores do behaviorismo atacavam duramente a Teoria Clássica, em função de seu excessivo mecanicismo, argumentando que o homem deveria pensar e criar mais.

→ Os seguidores de Simon também criticavam a Teoria das Relações Humanas, pela sua ingenuidade, sugerindo que a liberdade fosse complementada com mais responsabilidade.

Teoria das Necessidades de Maslow

→a satisfação de cada nível é pré-requisito para que o nível seguinte influa no comportamento, o que coloca o comportamento em constante dinâmica, já que pode num momento, ser guiado por exemplo, pela necessidade de auto-realização e no momento seguinte, pela necessidade de afetividade/ amor.

→As necessidade atuam sempre em conjunto, prevalecendo a mais elevada, desde que as inferiores estejam satisfeitas. Assim, uma reação comportamental é um canal, através do qual várias necessidades fundamentais podem ser expressas ou satisfeitas conjuntamente.

→ qualquer indício de frustração é uma ameaça psicológica, o que produz reações gerais de emergência no comportamento humano.

→ Maslow ampliou sua teoria, sugerindo que a organização assumisse a construção de uma ponte entre as necessidades básicas e de auto-realização dos indivíduos

Teoria de Dois Fatores de Herzberg

→ afirma que o comportamento humano no trabalho é orientado por dois grupos de fatores, a saber: os Higiênicos e os Motivacionais.

Fatores Higiênicos

( extrínsecos ) são aqueles definidos pelo contexto que envolve o empregado e que fogem ao seu controle. São exemplos deles:

salários e benefícios

→ tipo de chefia

→ políticas e diretrizes organizacionais

os fatores higiênicos são ótimos, apenas evitam a insatisfação, não elevando a satisfação; se a elevam, não a mantém continuadamente. Quando os fatores higiênicos são precários provocam a insatisfação. Por estarem mais ligados com a insatisfação Herzberg os chamam fatores insatisfacientes.

Fatores Motivacionais

( intrínsecos ) são aqueles relacionados ao cargo e a natureza da tarefa desempenhada, sendo portanto, controlável pelo indivíduo e que devem levar ao reconhecimento e à valorização profissional, culminando com a auto-realização.

→ Estes fatores ( profundos e estáveis ), quando ótimos, levam à satisfação, mas quando precários, evitam a satisfação. Relacionados com a satisfação Herzberg os chamam de fatores satisfacientes.

Pressupostos de Herzberg

→ Os fatores satisfacientes não levam à situação inversa daquela determinada pelos fatores insatisfacientes e vice-versa

→ Herzberg propõe o enriquecimento de tarefas como elemento para se alcançar a satisfação no cargo. Este enriquecimento pode ser tanto vertical (aumento do grau de dificuldade do trabalho) ou lateral (diversificação de atribuições).

Estilos Administrativos

Teoria X e Y (Douglas McGregor)

→ o comportamento das pessoas têm relação direta com as convicções e estilos utilizados pelos administradores .

Teoria X

→ caracteriza-se por ter um estilo autocrático que pretende que as pessoas façam exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam

→ as convicções sobre o comportamento humano são as seguintes:

o homens é indolente e preguiçoso por natureza.

→ não gosta de assumir responsabilidade e prefere ser dirigido.

o homem é fundamentalmente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização.

resiste a mudanças.

→ a sua dependência o torna incapaz de autocontrole e disciplina.

para teoria X a administração caracteriza-se pelos seguintes aspetos:

responsabilidade pelos recursos da empresa (organização).

processo de dirigir os esforços das pessoas (controle das ações para modificar o seu comportamento)

políticas de persuasão, recompensas e punição (suas atividades são dirigidas em função dos objetivos e necessidades da empresa).

remuneração como um meio de recompensa.

Teoria Y

se baseia na eliminação de preconceitos sobre a natureza humana, seus principais aspetos são:

O homem não tem desprazer inerente em trabalhar a aplicação do esforço físico ou mental, em seu trabalho, é tão natural quanto jogar e descansar.

As pessoas não são resistentes as necessidades da empresa.

As pessoas têm motivação básica e padrões de comportamento adequados e capacidades para assumir responsabilidades.

Ele não só aceita responsabilidades, também as procura.

As capacidades de imaginação e de criatividade na solução de problemas é distribuída entre as pessoas

A administração caracteriza-se pelos seguintes aspetos:

é responsabilidade da Administração proporcionar condições para que as pessoas reconheçam e desenvolvam características como motivação, potencial de desenvolvimento, responsabilidade.

Criar condições organizacionais e métodos de operações por meio dos quais possam atingir seus objetivos pessoais e dirigir seus esforços em direção dos objetivos da empresa.

O estilo administrativo segundo a teoria Y, baseia-se em uma serie de medidas inovadoras e humanistas:

Descentralização das decisões de responsabilidade.

Ampliação do cargo para maior significado do trabalho.

Participação nas decisões e administração consultiva.

Auto-avaliação do desempenho.

A estratégia proposta por McGregor é que a Administração deve criar condições tais que os membros da organização, em todos os níveis, possam melhor alcançar seus próprios objetivos, dirigindo seus esforços para os objetivos da organização

Sistemas de Administração

Likert considera o processo administrativo relativo, no qual não existem normas e princípios universais válidos para todas as circunstâncias e situações

Propõe uma classificação de sistemas de Administração

Sistema 1: Autoritário Coercitivo

processo decisorial: totalmente centralizado na cúpula

sistema de comunicação: bastante precário sempre verticais no sentido descendente

relacionamento interpessoal: considerado prejudicial ao bom andamento dos trabalhos

sistema de recompensas e punições: ênfase nas punições e medidas disciplinares, gerando um ambiente de temor e desconfiança

Sistema 2: Autoritário Benevolente

processo decisorial: centralizado na cúpula autorizando pouca delegação nas decisões de pequeno porte e caráter rotineiro

sistema de comunicação: relativamente precário prevalece a comunicação vertical descendente, porém utilizando a ascendente para retro alimentação

relacionamento interpessoal: tolera as relações interpessoais

sistemas de recompensas e punições: ênfase ainda nas punições disciplinares, mas é menos arbitrário e oferece algumas recompensas materiais

Sistema 3: Consultivo

processo decisorial: participativo e consultivo. Participativo porque as decisões são delegadas e, consultivo porque a opinião e os pontos de vista dos níveis inferiores são levados em consideração.

Sistema de comunicação: comunicações verticais descendentes voltadas para orientação e comunicações laterais entre os pares

relacionamento interpessoal: confiança depositada nas pessoas, embora não de forma completa e definitiva

sistema de recompensas e punições: ênfase nas recompensas materiais e simbólicas, embora ocorram punições e castigos

Sistema 4: Participativo

processo decisorial: decisões totalmente delegadas aos níveis organizacionais

sistema de comunicação: fluem em todos os sentidos e há investimentos em sistemas de informações

relacionamento interpessoal: trabalho em equipes. Formação de grupos espontâneos permite maior relacionamento entre as pessoas. Relações interpessoais baseadas na confiança mútua

sistema de recompensas e punições: ênfase nas recompensas simbólicas e sociais. Raramente ocorrem punições.

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