segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aula 14

Teoria Comportamental

Teoria das Decisões

Decisão é o processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ação que a pessoa deverá seguir

Toda decisão envolve 6 elementos

Tomador de decisão

Objetivos que o tomador pretende alcançar com a decisão

Preferências que são os critérios que o tomador escolhe para atingir os objetivos

Estratégias que é o curso de ação escolhido pelo tomador para atingir o objetivo

Situação, contexto, dentro e fora do seu controle

Resultado que é a conseqüência ou resultante da estratégia

Processo decisorial

percepção da situação

análise e definição do problema

definição dos objetivos

procura de alternativas

escolha da alternativa

avaliação e comparação das alternativas

implementação da alternativa escolhida

Crítica da Teoria Comportamental

ênfase nas pessoas

abordagem mais descritiva e menos prescritiva (mostra o que é e não como deve ser)

profunda reformulação na filosofia administrativa: “colaboração-consenso” e “ equalização de poder”

relatividade das teorias de motivação

influÊncia das ciências do comportamento sobre a administração

organizações como um sistema de decisões

análise comportamental a partir do comportamento

Teoria do Desenvolvimento Organizacional - DO

Iniciou-se a partir de 1962 para facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações aplicando as ciências do comportamento (Teoria comportamental)

Profundas modificações no ambiente mundial

novas tecnologias explodindo em diversas áreas do conhecimento;

problemas sérios de desemprego;

movimentos estudantis acirrados;

a Guerra do Vietnã em andamento;

conflitos sociais e raciais crescente

Warren Bennis definiu DO como uma resposta à mudança, uma complexa estratégia organizacional educacional que tem por finalidade mudar as crenças, as atitudes, os valores e a estrutura das organizações, de modo que elas pudessem melhor se adaptar aos novos mercados, tecnologias e desafios e ao próprio ritmo vertiginoso das mudanças.

Um novo conceito de organização

Organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente

A tarefa básica do DO é transformar as organizações mecânicas em organizações orgânicas


Cultura Organizacional

É o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização que se dividem em:

Aspectos formais e abertos

Estrutura organizacional, títulos e descrições de cargos, objetivos e estratégias, tecnologia e práticas operacionais, políticas e diretrizes de pessoal, métodos e procedimentos, medidas de produtividade física e financeira etc

Aspectos informais e ocultos

Padrões de influenciação e de poder, percepções e atitudes das pessoas, sentimentos e normas de grupos, crenças, valores, expectativas, padrões de integração informais, normas grupais, relações afetivas etc.

Clima organizacional

É o estado em que se encontra a empresa ou parte dela em dado momento, estado momentâneo e passível de alteração mesmo em curto espaço de tempo em razão de novas influências surgidas, e que decorre das ações da empresa, das reações dos empregados e/ou ambos os casos.

Mudanças da cultura e do clima organizacional

Para mudar a cultura e o clima a organização precisa:

Ser adaptável (capacidade de resolver problemas e reagir ao meio ambiente).Possuir senso de identidade (conhecimento do seu passado e do presente e compartilhar objetivos com os participantes)

Compreender o meio ambiente em que está inserida.

Integrar os seus participantes

Fase da mudança

Descongelamento do padrão atual de comportamento (as velhas idéias e práticas são derretidas)

Mudança (adoção de novas atitudes, valores e comportamentos)

Recongelamento (incorporação de um novo padrão)


Característica do DO

focalização na organização como um todo

orientação sistêmica

agente de mudanças (as pessoas)

solução de problemas

aprendizagem experimental (os participantes aprendem pela experiência)

processos de grupos e desenvolvimentos de equipes

retroação

orientação contingencial

enfoque interativo


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