Teoria das Decisões
→ Decisão é o processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ação que a pessoa deverá seguir
→ Toda decisão envolve 6 elementos
→ Tomador de decisão
→ Objetivos que o tomador pretende alcançar com a decisão
→ Preferências que são os critérios que o tomador escolhe para atingir os objetivos
→ Estratégias que é o curso de ação escolhido pelo tomador para atingir o objetivo
→ Situação, contexto, dentro e fora do seu controle
→ Resultado que é a conseqüência ou resultante da estratégia
Processo decisorial
→ percepção da situação
→ análise e definição do problema
→ definição dos objetivos
→ procura de alternativas
→ escolha da alternativa
→ avaliação e comparação das alternativas
→ implementação da alternativa escolhida
Crítica da Teoria Comportamental
→ ênfase nas pessoas
→ abordagem mais descritiva e menos prescritiva (mostra o que é e não como deve ser)
→ profunda reformulação na filosofia administrativa: “colaboração-consenso” e “ equalização de poder”
→ relatividade das teorias de motivação
→ influÊncia das ciências do comportamento sobre a administração
→ organizações como um sistema de decisões
→ análise comportamental a partir do comportamento
Teoria do Desenvolvimento Organizacional - DO
→ Iniciou-se a partir de 1962 para facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações aplicando as ciências do comportamento (Teoria comportamental)
Profundas modificações no ambiente mundial
→ novas tecnologias explodindo em diversas áreas do conhecimento;
→ problemas sérios de desemprego;
→ movimentos estudantis acirrados;
→ a Guerra do Vietnã em andamento;
→ conflitos sociais e raciais crescente
Warren Bennis definiu DO como uma resposta à mudança, uma complexa estratégia organizacional educacional que tem por finalidade mudar as crenças, as atitudes, os valores e a estrutura das organizações, de modo que elas pudessem melhor se adaptar aos novos mercados, tecnologias e desafios e ao próprio ritmo vertiginoso das mudanças.
Um novo conceito de organização
→ Organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente
A tarefa básica do DO é transformar as organizações mecânicas em organizações orgânicas
Cultura Organizacional
→ É o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização que se dividem em:
Aspectos formais e abertos
→ Estrutura organizacional, títulos e descrições de cargos, objetivos e estratégias, tecnologia e práticas operacionais, políticas e diretrizes de pessoal, métodos e procedimentos, medidas de produtividade física e financeira etc
Aspectos informais e ocultos
→ Padrões de influenciação e de poder, percepções e atitudes das pessoas, sentimentos e normas de grupos, crenças, valores, expectativas, padrões de integração informais, normas grupais, relações afetivas etc.
Clima organizacional
→ É o estado em que se encontra a empresa ou parte dela em dado momento, estado momentâneo e passível de alteração mesmo em curto espaço de tempo em razão de novas influências surgidas, e que decorre das ações da empresa, das reações dos empregados e/ou ambos os casos.
Mudanças da cultura e do clima organizacional
Para mudar a cultura e o clima a organização precisa:
→ Ser adaptável (capacidade de resolver problemas e reagir ao meio ambiente).Possuir senso de identidade (conhecimento do seu passado e do presente e compartilhar objetivos com os participantes)
→ Compreender o meio ambiente em que está inserida.
→ Integrar os seus participantes
Fase da mudança
→ Descongelamento do padrão atual de comportamento (as velhas idéias e práticas são derretidas)
→ Mudança (adoção de novas atitudes, valores e comportamentos)
→ Recongelamento (incorporação de um novo padrão)
Característica do DO
→ focalização na organização como um todo
→ orientação sistêmica
→ agente de mudanças (as pessoas)
→ solução de problemas
→ aprendizagem experimental (os participantes aprendem pela experiência)
→ processos de grupos e desenvolvimentos de equipes
→ retroação
→ orientação contingencial
→ enfoque interativo
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