Aula 4
Teoria Clássica
Henri Fayol → Europa → Início séc. XX
Funções básicas da empresa
→ Funções técnicas → produção de bens e serviços
→ Funções comerciais → compra, venda e permuta
→ Funções financeiras → procura e gerência de capital
→ Funções de segurança → proteção e preservação dos bens e das pessoas
→ Funções contábeis → inventários, registros, balanços, custos e estatísticas
→ Funções administrativas → integração da cúpula com as outras funções se sobrepondo a elas
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| Funções Administrativas |
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Funções Técnicas |
| Funções Comerciais |
| Funções de Segurança |
| Funções contábeis |
| Funções Financeiras |
Para Fayol: o processo administrativo é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar
Prever → visão de futuro e traçar programação
Organizar → constituir o duplo organismo material e social da empresa
Comandar → dirigir e orientar o pessoal
Coordenar → ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos
Controlar → verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e ordens dada
Princípios Gerais da Administração segundo Fayol
1. Divisão do trabalho → especialização das tarefas e pessoas
2. Autoridade e responsabilidade → autoridade pelo poder e responsabilidade pela obediência
3. Disciplina → respeito aos acordos estabelecidos
4. Unidade de comando → cada empregado com apenas um superior
5. Unidade de direção → uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades com o mesmo objetivo
6. Subordinação dos interesses individuais aos gerentes → interesses gerais da empresa sobrepõe-se aos interesses particulares
7. Remuneração do pessoal → justa e garantida satisfação para o empregado e para a organização em termos de retribuição
8. Centralização → concentração da autoridade no topo da hierarquia
9. Cadeia escalar → é a linha de autoridade de cima para baixo em função do princípio de comando
10. Ordem → um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar
11. Eqüidade → amabilidade e justiça para alcançar a lealdade
12. Estabilidade do pessoal → rotatividade é prejudicial à empresa
13. Iniciativa → capacidade de visualizar um plano e assegura pessoalmente o seu sucesso
14. Espírito de equipe → harmonia e união entre pessoas são grandes forças para a organização
Enfoque prescritivo e normativo → receita de bolo
Teoria da organização
Teoria clássica concebe organização em termos de: estrutura, forma e disposição entre as partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre as partes.
A estrutura organizacional → cadeia de comando →linha de autoridade → cadeia escalar → baseia-se na unidade de comando
Divisão do trabalho e especialização
→ departamentos → divisões → sessões → unidades
Vertical → a hierarquia define a graduação das responsabilidades conforme os graus de autoridade → autoridade de linha
Horizontal → no mesmo nível hierárquico, cada departamento passa a ser responsável por uma atividade específica e própria → departamentalização
→ Fatores de departamentalização: função, processo, clientela, localização
Linha de staff
Órgãos prestadores de serviços → órgãos de staff ou de assessoria
Órgãos de staff não obedecem o princípio escalar nem possuem autoridade de comando em relação aos órgãos de linha
Autoridade de staff → estreita e inclui o direito de aconselhar, recomendar e orientar → especialistas
Elementos da Administração
Para Urwick
→ Investigação
→ Previsão → PREVISÃO
→ Planejamento
→ Organização
→ Coordenação
→ Comando
→ Controle
Para Gulik
→ Planejamento (planning)
→ Organização (organizing)
→ Assessoria (staffing)
→ Direção (directing)
→ Coordenação (coordinating)
→ Informação (reporting)
→ Orçamento (budgeting)
(POSDCORB)
Críticas à Teoria clássica
→ Abordagem simplificada da organização formal → organização em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos → não consideram os aspectos psicológicos e sociais
→ Ausência de trabalhos experimentais → fundamentam seus conceitos na observação e no senso comum
→ Extremo racionalismo na concepção da Administração → preocupação com a apresentação racional e lógica das proposições
→ Teoria da máquina → os modelos administrativos correspondem à divisão mecanicista do trabalho, em que a divisão do trabalho é a mola do sistema
→ Abordagem incompleta da organização → a teoria formal não ignorava os problemas humanos da organização, porém não conseguiu dar um tratamento sistemático à interação entre pessoas e grupos informais, nem aos conflitos intra-organizacionais e ao processo decisório
→ Abordagem de sistema fechado → desconsideração do meio externo
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