sexta-feira, 14 de maio de 2010

Aula 17

Administração Virtual

Para o processo de tomada de decisão, o administrador necessita dispor de um sistema de informação mais rápido e eficaz possível.

Devido ao avanço tecnológico, as transformações no campo da comunicação e informação têm-se tornadas mais evidentes, podendo-se destacar aqui principalmente o advento da Internet, Intranet, Video-Conferências, comércio eletrônico, entre outras atividades através do uso da tecnologia avançada em comunicação. Todas estas atividades reunidas fazem parte de um
novo conceito de administrar, chamado de Administração Virtual.

Conceito

A administração virtual se define através da maneira de utilização de tecnologia de informação e processamento de dados, através da maneira de prestar serviços.

Corporação Virtual

Propõe-se a responder ás pressões geradas pela conscientização e exigências dos consumidores e pelo acirramento da concorrência em todos os setores da economia, através de respostas mais ágeis, maior eficiência, flexibilidade e redução de custos.

O surgimento da Corporação Virtual só se tornou possível graças à utilização de novas tecnologias e a crescente valorização do ser humano.
Alianças estratégicas

Ciclos de desenvolvimento sucessivo

Toffler: Demonstra que a evolução da humanidade ocorre da sucessão de ondas de civilização, cada uma com características particulares como: valores, tecnologias, estilo de vida, comunicação.

Três civilização são caracterizadas na história da humanidade:


A primeira onda – civilização agrícola
A Segunda onda – civilização industrial
A Terceira onda – civilização atual

A Sucessão de Ciclos Econômicos

Davis & Davidson: Discutem o impacto provocado pelas mudanças tecnológicas, propondo que a humanidade se desenvolve em ciclos.

Primeiro Ciclo: economia agrícola
Segundo Ciclo: economia industrial
Terceiro Ciclo: economia da informação
Quarto Ciclo: Bioeconomia

Diferença entre empresa e organização

A Empresa aplica recursos para criar produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado.
A Organização é a maneira pela qual estes recursos são administrados, compreendendo estrutura, sistemas, funcionários e cultura.

Infra-estrutura do Terceiro Ciclo


Para Davis & Davidson, a informação deve ser compreendida em dois aspectos essenciais:

Forma: aparência e estrutura: dados, texto, som e imagem
Função: ações ou atividades desempenhadas em relação à informação, que podem ser de geração, processamento, armazenamento e transmissão.

Economia baseada na informação em tempo real

Efetiva globalização de mercados;

Respostas mais rápidas;

Produtos personalizados;

Redução dos custos e despesas fixas;

Redução de estoques e capital de giro;

Produção no ponto de entrega.

Revolução da Informação

Abordagem de DAVIS & DAVIDSON e de TOFFLER se complementam;
Analisando as propostas num nível macro, em cada um dos quatros ciclos ocorrem ciclos menores;
A revolução da informação, transformando a sociedade;
Segundo DAVIDOW & MALONE, a corporação virtual é apenas conseqüência da sucessão de ciclos econômicos;
Corporação Virtual não é ilusão;
Corporação Virtual tem fronteiras e estas fronteiras podem ser ampliadas;

Gestão da Corporação Virtual

Davidow & Malone propõem uma nova espécie de empresa:


A Corporação Virtual, baseada nas informações em tempo real.

Exige trabalhadores qualificados, confiáveis e preparados;
Confiança dos relacionamentos internos e externos;
Domínio da informação em tempo real;
Estrutura pensada para atender o cliente que pretende conquistar.
Ambiente de imprevisibilidade.

Sistema Planetário

William Murdok desenvolve um sistema de engrenagens chamado Planetário, demonstrando, já nesta época , que a tecnologia pode alterar profundamente a história do homem em todas as áreas.
Planetário convertia movimentos do pistão do motor a vapor, de James Watt, em força rotativa para acionar um eixo.
Impacto espantoso e imediato no novo processo para produção de ferro fundido.
A Nova tecnologia de força resultou na Revolução Industrial.

Banco Virtual

Banco Virtual é toda solução que tira o cliente da agência, o que reduzirá os custos operacionais.

Se o Banco do Futuro pode ser considerado aquele que oferece serviços práticos e confiáveis ao cliente sem que este tenha que se dirigir a agência, podemos afirmar, sem dúvida, que o futuro, pela menos nesta área, já chegou.
Home Banking – a maioria dos bancos já oferece esse tipo de serviço que agrega quase 100% de suas atividades oferecidas aos clientes.

Produto Virtual

É aquele que pode estar disponível a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer variedade.
O produto ou serviço virtual ideal é produzido instantaneamente.
Exige uma grande estrutura e demanda pessoal qualificado, sempre em sintonia com o mercado e une fornecedores, distribuidores, funcionários, varejistas e clientes.

Vitrine Virtual

Com o advento da Internet, várias empresas criaram suas Home Pages, onde expõem seus produtos.
Algumas Empresas, além de expor os produtos, praticam o e-comerce.

Para o futuro, especula-se a implantação do ecash, que seria a revolução virtual da economia mundial.

Hospital Virtual

Em um hospital virtual, um médico muito experiente consegue através de uma tela de televisão ver o que esta acontecendo com um paciente distante dali e dar as orientações necessárias para um outro médico com pouca experiência até que o salvamento deste paciente seja realizado.
Este método realizado pelo hospital virtual não é só para pacientes que necessitam de atendimento de urgência, mas em todos os casos.
Este Sistema tem como objetivo aprimorar os exames diagnósticos e tornar mais seguro, rápido, eficaz o atendimento a longa distância e eliminar o transito de pacientes e custo com internamento dentro dos hospitais.


Mandamentos da Corporação Virtual Vitoriosa

Liderar mudanças ao invés de ser refratário a elas.
Promover a necessidade de comunicação e a liderança simbólica, com um zelo religioso.
Tornar-se perito em comunicações e ser generalista, ouvindo as opiniões de todos.
Eliminar as paredes entre os departamentos.
Atualizar continuamente os aspectos dos quais a empresa depende para seu sucesso estratégico.

Quais empresas se tornarão virtuais?

Qualquer empresa, de qualquer tamanho, de qualquer setor, potencialmente poderá transformar-se em uma corporação virtual.
Impactos desta transformação podem ser sentidos mais facilmente nos sistemas educacionais e nos níveis de emprego.
Qualificação de pessoas e mudança no processo de produção.
Mudanças são necessárias para manter-se competitiva no mundo globalizado.
Necessidade de uma política específica para a virtualidade.


A implantação de novos processos produtivos, baseados em alta tecnologia, são os maiores causadores de desemprego dos últimos anos.

A Era da Empresa Tecnológica

Grandes revoluções no que diz respeito a tempo e espaço: videoconferência, transmissão de voz e dados entre outros.
Desenvolvimento da IA (Inteligência artificial) poderá gerar mudanças de paradigmas na sociedade.

Milhões de informações circulam no mundo em tempo real ao alcance de todos, é necessário filtrar para absorver o necessário.
Preocupação de manter a pessoalidade nas relações.

Com o volume de informações cresce a importância de tomada de decisões mais rápidas.


Fonte: http://www.portaladm.adm.br/Tga/tga57.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário