Administração por objetivos – APO
1954 → sai o enfoque nas atividades meio para as atividades fins
→ do “como administrar” para o “por que” ou “ para que” administrar
Peter Drucker → pai da APO
→ É um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.
→ Serve de base para novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e individuais
Princípios básicos da APO:
1 - Objetivos específicos: Identificar as áreas principais de resultados e estabelecer objetivos específicos e mensuráveis.
Ex. Equipe de vendas
Áreas principais: volume de vendas e nº de contatos.
Objetivo mensurável e específico: aumentar as vendas em 7% ou conseguir uma venda em pelo menos a cada 10 contatos.
2 – Tempo definido: define-se um prazo específico para a realização de cada objetivo, com prazos intermediários para verificação de desempenho da equipe.
3 – Feedback sobre desempenho: No decorrer do prazo de realização dos objetivos, a equipe é avaliada. No final do prazo, um novo plano de ação é definido, para o próximo período. Caso o desempenho da equipe tenha ficado abaixo do esperado, deve-se complementar o plano de ação com ações corretivas.
Características da APO
→ Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior.
→ Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo.
→ Interligação entre os vários objetivos departamentais.
→ Ênfase na mensuração e no controle dos resultados
→ Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos
→ Participação atuante das gerências
→ Apoio intensivo do staff
Conceito de Objetivo
“Um objetivo é um enunciado escrito sobre resultados a serem alcançados num período determinado, os objetivos devem ser quantificáveis, difíceis, relevantes e compatíveis, são números que orientam o desempenho dos gerentes para um resultado mensurável”.
Fixação de objetivos
→ Os objetivos proporcionam uma diretriz ou finalidade comum
→ Permitem o trabalho em equipe
→ Servem de base para avaliar planos e evitam erros de omissão
→ Melhoram as possibilidades de previsão do futuro
→ Quando os recursos são escassos, os objetivos ajudam a orientar e prever sua distribuição criteriosa.
Importância dos objetivos
1. Critérios de escolha dos objetivos
→ Procura atividades que têm maior impacto sobre os resultados;
→ O objetivo deve ser específico, mensurável, claro e ser concreto;
→ Focalizar objetivos na atividade e não na pessoa;
→ Detalhar cada objetivo em metas subsidiárias;
→ Usar linguagem objetiva para os gerentes;
→ Concentrar se nos alvos vitais do negócio;
→ O objetivo deve indicar o resultado a atingir sem limitar a liberdade de escolha dos métodos;
→ Deve ser difícil de ser atingido, mas não impossível;
→ Deve estar ligado ao plano de lucros da empresa
2. Hierarquia de objetivos
→ Estratégicos: São os objetivos amplos que atingem toda a organização como uma totalidade é amplo e de longo prazo
→ Táticos: São os objetivos departamentais possui ligação com cada departamento e é de médio prazo.
→ Operacionais: São os objetivos referentes de cada atividade ou tarefa são detalhados e de curto prazo
Diferenças entre Estratégia e Tática
→ estratégia se refere à organização como um todo
→ tática se refere à um dos componentes (departamentos ou unidades isoladamente)
→ estratégias se refere aos objetivos situados no longo prazo
→ tática se refere aos objetivos situados no médio prazo
→ estratégia é definida pela alta administração
→ tática é da responsabilidade da gerência do departamento ou unidade
A APO fundamenta-se no planejamento estratégico da empresa e nos planos táticos dos departamentos ou unidades
Fases do Planejamento estratégico
Formulação dos objetivos organizacionais: A organização define os objetivos globais que pretende alcançar a longo prazo e os prioriza
Análise interna das forças e limitações da organização:
→ Recursos (financeiros, humanos, matéria-prima, tecnologia)
→ Estrutura organizacional
→ Avaliação do desempenho da organização (lucratividade, produção, produtividade, inovação, crescimento etc)
Análise externa do meio ambiente:
→ Mercados abrangidos, concorrência, fatores externos (conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, legais)
Benefícios da APO
→ Aclaramento dos objetivos
→ Melhoria do planejamento
→ Padrões claros para controle
→ Aumento da motivação do pessoal
→ Avaliação mais objetiva
→ Melhoria da moral
Problemas da APO
→ Coerção sobre subordinados
→ Aprovação de objetivos incompatíveis
→ Papelório em excesso
→ Focalização sobre resultados mais facilmente mensuráveis do que sobre resultados mais importantes
→ Perseguição rígida de objetivos que poderiam ser abandonados
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