domingo, 11 de abril de 2010

Aula 10

Administração por objetivos – APO

1954 sai o enfoque nas atividades meio para as atividades fins

do “como administrar” para o “por que” ou “ para que” administrar

Peter Drucker pai da APO

É um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.

Serve de base para novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e individuais

Princípios básicos da APO:

1 - Objetivos específicos: Identificar as áreas principais de resultados e estabelecer objetivos específicos e mensuráveis.

Ex. Equipe de vendas

Áreas principais: volume de vendas e nº de contatos.

Objetivo mensurável e específico: aumentar as vendas em 7% ou conseguir uma venda em pelo menos a cada 10 contatos.

2 – Tempo definido: define-se um prazo específico para a realização de cada objetivo, com prazos intermediários para verificação de desempenho da equipe.

3 – Feedback sobre desempenho: No decorrer do prazo de realização dos objetivos, a equipe é avaliada. No final do prazo, um novo plano de ação é definido, para o próximo período. Caso o desempenho da equipe tenha ficado abaixo do esperado, deve-se complementar o plano de ação com ações corretivas.

image


image

Características da APO

Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior.

Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo.

Interligação entre os vários objetivos departamentais.

Ênfase na mensuração e no controle dos resultados

Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos

Participação atuante das gerências

Apoio intensivo do staff

Conceito de Objetivo

“Um objetivo é um enunciado escrito sobre resultados a serem alcançados num período determinado, os objetivos devem ser quantificáveis, difíceis, relevantes e compatíveis, são números que orientam o desempenho dos gerentes para um resultado mensurável”.

image

Fixação de objetivos

Os objetivos proporcionam uma diretriz ou finalidade comum

Permitem o trabalho em equipe

Servem de base para avaliar planos e evitam erros de omissão

Melhoram as possibilidades de previsão do futuro

Quando os recursos são escassos, os objetivos ajudam a orientar e prever sua distribuição criteriosa.

Importância dos objetivos

1. Critérios de escolha dos objetivos

Procura atividades que têm maior impacto sobre os resultados;

O objetivo deve ser específico, mensurável, claro e ser concreto;

Focalizar objetivos na atividade e não na pessoa;

Detalhar cada objetivo em metas subsidiárias;

Usar linguagem objetiva para os gerentes;

Concentrar se nos alvos vitais do negócio;

O objetivo deve indicar o resultado a atingir sem limitar a liberdade de escolha dos métodos;

Deve ser difícil de ser atingido, mas não impossível;

Deve estar ligado ao plano de lucros da empresa

2. Hierarquia de objetivos

Estratégicos: São os objetivos amplos que atingem toda a organização como uma totalidade é amplo e de longo prazo

Táticos: São os objetivos departamentais possui ligação com cada departamento e é de médio prazo.

Operacionais: São os objetivos referentes de cada atividade ou tarefa são detalhados e de curto prazo

image

Diferenças entre Estratégia e Tática

estratégia se refere à organização como um todo

tática se refere à um dos componentes (departamentos ou unidades isoladamente)

estratégias se refere aos objetivos situados no longo prazo

tática se refere aos objetivos situados no médio prazo

estratégia é definida pela alta administração

tática é da responsabilidade da gerência do departamento ou unidade

A APO fundamenta-se no planejamento estratégico da empresa e nos planos táticos dos departamentos ou unidades

Fases do Planejamento estratégico

Formulação dos objetivos organizacionais: A organização define os objetivos globais que pretende alcançar a longo prazo e os prioriza

Análise interna das forças e limitações da organização:

Recursos (financeiros, humanos, matéria-prima, tecnologia)

Estrutura organizacional

Avaliação do desempenho da organização (lucratividade, produção, produtividade, inovação, crescimento etc)

Análise externa do meio ambiente:

Mercados abrangidos, concorrência, fatores externos (conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, legais)

image

Benefícios da APO

Aclaramento dos objetivos

Melhoria do planejamento

Padrões claros para controle

Aumento da motivação do pessoal

Avaliação mais objetiva

Melhoria da moral

Problemas da APO

Coerção sobre subordinados

Aprovação de objetivos incompatíveis

Papelório em excesso

Focalização sobre resultados mais facilmente mensuráveis do que sobre resultados mais importantes

Perseguição rígida de objetivos que poderiam ser abandonados

image


Nenhum comentário:

Postar um comentário