domingo, 4 de abril de 2010

Modelo de Gestão - Aula 6

AULA 6

Teoria das Relações Humanas

trabalhadores são criaturas sociais complexas dotadas de sentimentos, desejos e temores

→ comportamentos são conseqüências de fatores motivacionais

→ pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais

→ dificuldade de relacionamento: aumento do turnover, baixa na moral, fadiga psicológica

→ comportamento é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança

→ normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros

Teoria de campo de Lewin

C = f(P,M)

→ toda necessidade cria um estado de tensão no indivíduo e uma pré disposição de ação

→ se um objeto exeqüível é encontrado → valência positiva

→ se a tensão é excessiva (muita fome) tulmutua a percepção do ambiente e desorienta o comportamento

→ se surge uma barreira → aumenta tensão → aumenta a desorientação no comportamento

Necessidades humanas básicas

→ a motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que podem satisfazer essas necessidades

→ necessidades fisiológicas

→ necessidades psicológicas

→ necessidades de auto-realização

Teoria das necessidades de Maslow

Tipos de Necessidade

Fisiológica

- Salário e benefícios

- Segurança e condições agradáveis de trabalho

Segurança

- Seguro doença e planos de aposentadoria

- Segurança no emprego

- Plano de carreira

Sociais

- Organização que permite interação com colegas

- Atividades sociais e esportivas

- Reuniões sociais fora da organização

Auto-estima

- Cargos que permitam realização, autonomia, responsabilidade de controle pessoal

- Trabalho que valorize a identidade pessoal

- Reconhecimento pelo bom desempenho

Auto-realização

- Encorajamento ao completo comprometimento do empregado

- Trabalho que se torne uma das principais dimensões de expressão de vida do empregado

Ciclos motivacionais

Equilíbrio → estímulo ou incentivo → necessidade → tensão → satisfação → equilíbrio

frustração

compensação → equilíbrio

Frustração

→ desorganização de comportamento: conduta ilógica e sem explicação

→ agressividade: física, verbal, simbólica

→ reações emocionais: ansiedade, aflição, nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios , digestivos

→ alienação e apatia: desinteresse dos objetivos como mecanismo de defesa do ego

Liderança

→ Liderança como um fenômeno de influência interpessoal:

→ a influência significa uma força psicológica agindo de modo a modificar o comportamento de outra

→ envolve os conceitos: autoridade, controle, poder

→ Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo:

→ o líder é um tomador de decisão ou ajuda o grupo a tomar decisões

→ Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados

satisfação de necessidades por meio das relações grupais

→ o líder é percebido como o possuidor ou controlador dos meios para a satisfação das necessidades

→ Liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação

→ L = f( l, s, v)

→ liderança contingencial

Teoria sobre liderança

Teorias de traços de personalidade

Características marcantes de personalidade possuídas pelo líder

Teorias sobre estilos de liderança

Maneira e estilos de se comportar adotados pelo líder

Teorias situacionais de liderança

Adequação do comportamento do líder às circunstâncias da situação

Teorias de traços de personalidade

→ traços físicos: energia, aparência pessoal

→ traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo, autoconfiança

→ traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais, habilidades administrativa

traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa

Teorias sobre estilos de liderança

Autocrática

Democrática

Liberal (laissez-faire)

O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.

As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder.

Há liberdade total para as decisões grupais ou individuais e mínima participação do líder.

O líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.

O grupo esboça as providências para atingir o alvo e pede aconselhamento do líder, que sugere alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.

A participação do líder é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que o pedissem

O líder determina a tarefa que cada um deve executar e o seu companheiro de trabalho.

A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho.

A divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder.

O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito. O líder é “objetivo” e limita-se aos “fatos” nas críticas e nos elogios.

O líder não avalia o grupo nem controla os acontecimentos. Apenas comenta as atividades quando perguntado.


Teorias situacionais de Liderança

Teorias situacionais de Liderança



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