AULA 6
Teoria das Relações Humanas
→ trabalhadores são criaturas sociais complexas dotadas de sentimentos, desejos e temores
→ comportamentos são conseqüências de fatores motivacionais
→ pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais
→ dificuldade de relacionamento: aumento do turnover, baixa na moral, fadiga psicológica
→ comportamento é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança
→ normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros
Teoria de campo de Lewin
C = f(P,M)
→ toda necessidade cria um estado de tensão no indivíduo e uma pré disposição de ação
→ se um objeto exeqüível é encontrado → valência positiva
→ se a tensão é excessiva (muita fome) → tulmutua a percepção do ambiente e desorienta o comportamento
→ se surge uma barreira → aumenta tensão → aumenta a desorientação no comportamento
Necessidades humanas básicas
→ a motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que podem satisfazer essas necessidades
→ necessidades fisiológicas
→ necessidades psicológicas
→ necessidades de auto-realização
Teoria das necessidades de Maslow
Tipos de Necessidade
Fisiológica
- Salário e benefícios
- Segurança e condições agradáveis de trabalho
Segurança
- Seguro doença e planos de aposentadoria
- Segurança no emprego
- Plano de carreira
Sociais
- Organização que permite interação com colegas
- Atividades sociais e esportivas
- Reuniões sociais fora da organização
Auto-estima
- Cargos que permitam realização, autonomia, responsabilidade de controle pessoal
- Trabalho que valorize a identidade pessoal
- Reconhecimento pelo bom desempenho
Auto-realização
- Encorajamento ao completo comprometimento do empregado
- Trabalho que se torne uma das principais dimensões de expressão de vida do empregado
Ciclos motivacionais
Equilíbrio → estímulo ou incentivo → necessidade → tensão → satisfação → equilíbrio
↓
frustração
↓
compensação → equilíbrio
Frustração
→ desorganização de comportamento: conduta ilógica e sem explicação
→ agressividade: física, verbal, simbólica
→ reações emocionais: ansiedade, aflição, nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios , digestivos
→ alienação e apatia: desinteresse dos objetivos como mecanismo de defesa do ego
Liderança
→ Liderança como um fenômeno de influência interpessoal:
→ a influência significa uma força psicológica agindo de modo a modificar o comportamento de outra
→ envolve os conceitos: autoridade, controle, poder
→ Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo:
→ o líder é um tomador de decisão ou ajuda o grupo a tomar decisões
→ Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados
→ satisfação de necessidades por meio das relações grupais
→ o líder é percebido como o possuidor ou controlador dos meios para a satisfação das necessidades
→ Liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação
→ L = f( l, s, v)
→ liderança contingencial
Teoria sobre liderança
Teorias de traços de personalidade | Características marcantes de personalidade possuídas pelo líder |
Teorias sobre estilos de liderança | Maneira e estilos de se comportar adotados pelo líder |
Teorias situacionais de liderança | Adequação do comportamento do líder às circunstâncias da situação |
Teorias de traços de personalidade
→ traços físicos: energia, aparência pessoal
→ traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo, autoconfiança
→ traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais, habilidades administrativa
→ traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa
Teorias sobre estilos de liderança
Autocrática | Democrática
| Liberal (laissez-faire) |
O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. | As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. | Há liberdade total para as decisões grupais ou individuais e mínima participação do líder. |
O líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. | O grupo esboça as providências para atingir o alvo e pede aconselhamento do líder, que sugere alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates. | A participação do líder é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que o pedissem |
O líder determina a tarefa que cada um deve executar e o seu companheiro de trabalho. | A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. | A divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder. |
O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. | O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito. O líder é “objetivo” e limita-se aos “fatos” nas críticas e nos elogios. | O líder não avalia o grupo nem controla os acontecimentos. Apenas comenta as atividades quando perguntado. |
Teorias situacionais de Liderança
Teorias situacionais de Liderança
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