Aula 7
Comunicação
Emissor | Código | Canal | Receptor |
Mensagem | Ondas sonoras Letras impressas Símbolos | Ar Fios ou Cabos Papel | Decodifica e interpreta o significado |
Propósitos da comunicação na atividade administrativa
Proporcionar informação e compreensão para conduzir tarefas
+ proporcionar as atividades que promovam a motivação, a cooperação e a satisfação nos cargos
= melhor comunicação conduz a um melhor desempenho nos cargos
Habilidade de trabalhar + Vontade de trabalhar = trabalho em equipe
Redes de comunicação
Organização informal
Organização formal → conduzida pelas práticas estabelecidas pela empresa, pelas especificações e padrões para atingir objetivos e que podem ser mudadas pela empresa.
Organização informal → processos espontâneos de evolução social, sem objetivos determinados, consciente ou preciso. Caracteriza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. Não se modifica rapidamente e nem precede da lógica.
Características da organização informal
→ Relação de coesão ou de antagonismo → criam relações sociais de simpatia ou antipatia
→ Status → as pessoas assumem, independente da sua posição na empresa, certa posição social ou status em função do papel e integração na vida do grupo
→ Colaboração espontânea → a organização informal é um reflexo da colaboração espontânea
→ Possibilidade da posição à organização formal → a organização informal pode se desenvolver em oposição à formal e em desarmonia com os objetivos da empresa
→ Padrões de relações e atitudes → se desenvolvem espontaneamente e são assimilados pelas pessoas por traduzirem os interesses e aspirações do grupo
→ Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais → os grupos informais tendem a se alterar com as modificações na organização formal
→ A organização formal transcende a organização formal → enquanto a organização formal está circunscrita ao local físico e ao horário de trabalho, a informal escapa a essas limitações
→ Padrões de desempenho nos grupos informais → o indivíduo preocupa-se com o reconhecimento e aprovação social do grupo ao qual pertence. O seu ajustamento social reflete sua integração ao seu grupo
Críticas à Teoria das Relações Humanas
→ Oposição cerrada à teoria clássica
→ Inadequada visualização de problemas industriais, principalmente na questão: conflitos de interesses
→ Concepção ingênua e romântica do operário (satisfação e produtividade)
→ Limitação do campo experimental (visão míope)
→ Parcialidade das conclusões (escassez de variáveis, parcialidade e relega os aspectos formais à um plano inferior)
→ Ênfase nos grupos informais
→ Enfoque manipulativo das relações humanas
Teoria Neoclássica da Administração
Características
→ ênfase na prática da administração → o pragmatismo
→ reafirmação relativa dos postulados clássicos
→ ênfase nos princípios gerais da administração → planejar, organizar, dirigir e controlar
→ ênfase nos objetivos e resultados: é em função disso que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada
→ ecletismo da teoria neoclássica
Aspectos principais segundo Drucker
→ quanto aos objetivos: os objetivos não estão na organização, é sempre uma contribuição específica para o indivíduo e a sociedade; são julgamentos de valor, são escalas de prioridades no atendimento das necessidades da comunidade por parte da organização
→ quanto à administração: todas as organizações são semelhantes na área administrativa
→ quanto ao desempenho individual: é a eficácia do pessoal que trabalha na organização
Eficácia e Eficiência
→ eficácia: medida de alcance de resultado
→ eficiência medida de utilização dos recursos no processo
Eficiência | Eficácia |
Ênfase nos meios Fazer corretamente as coisas Resolver problemas Salvaguardar recursos Cumprir tarefas e obrigações Treinar os subordinados Manter as máquinas | Ênfase nos resultados Fazer as coisas certas Atingir objetivos Otimizar utilização de recursos Obter resultados Dar eficácia aos subordinados Máquinas em bom funcionamento |
Princípios Básicos de Organização
→ divisão do trabalho
→ nível institucional
→ nível intermediário
→ nível operacional
→ especialização: especialização dos órgãos que compõem a estrutura organizacional
→ hierarquia: a medida que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do administrador
→ autoridade: alocada em posições na organização e não em pessoas; é aceita pelos subordinados; autoridade flui de cima para baixo
→ responsabilidade: contrapartida da autoridade
→ delegação: processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia
→ amplitude administrativa: número de funcionários que um administrador pode supervisionar (organização alta ou achatada)
Centralização
→ enfatiza a cadeia de comando
Vantagens
→ decisões são tomadas por administradores com visão global
→ os tomadores de decisão são mais bem treinados e preparados
→ decisões mais consistentes com os objetivos empresariais globais
→ centralização elimina esforços duplicados e reduz custos operacionais
Desvantagens
→ decisões tomadas na cúpula longe dos fatos
→ tomadores de decisões têm pouco contato com pessoas e situações envolvidas
→ problemas e custos na linha de comunicação
→ possibilita distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões
Descentralização
→ decisões pulverizadas nos níveis mais baixos da organização → a autoridade para tomar ou iniciar ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível
Vantagens
→ rapidez nas decisões
→ aumenta eficiência e motivação
→ melhora a qualidade das decisões à medida que seu volume de complexidade diminui
→ reduz quantidade de papéis
→ gastos de coordenação diminuem devido à maior autonomia para tomada de decisões
Desvantagens
→ falta de uniformidade nas decisões
→ insuficiente aproveitamento de especialistas
→ falta de equipe apropriada no campo de atividades
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