domingo, 4 de abril de 2010

Modelo de Gestão - Aula 7

Aula 7

Comunicação

Emissor

Código

Canal

Receptor

Mensagem

Ondas sonoras

Letras impressas

Símbolos

Ar

Fios ou Cabos

Papel

Decodifica e interpreta o significado

Propósitos da comunicação na atividade administrativa

Proporcionar informação e compreensão para conduzir tarefas

+ proporcionar as atividades que promovam a motivação, a cooperação e a satisfação nos cargos

= melhor comunicação conduz a um melhor desempenho nos cargos

Habilidade de trabalhar + Vontade de trabalhar = trabalho em equipe

Redes de comunicação


Organização informal

Organização formal → conduzida pelas práticas estabelecidas pela empresa, pelas especificações e padrões para atingir objetivos e que podem ser mudadas pela empresa.

Organização informal → processos espontâneos de evolução social, sem objetivos determinados, consciente ou preciso. Caracteriza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. Não se modifica rapidamente e nem precede da lógica.

Características da organização informal

→ Relação de coesão ou de antagonismo → criam relações sociais de simpatia ou antipatia

→ Status → as pessoas assumem, independente da sua posição na empresa, certa posição social ou status em função do papel e integração na vida do grupo

→ Colaboração espontânea a organização informal é um reflexo da colaboração espontânea

→ Possibilidade da posição à organização formal a organização informal pode se desenvolver em oposição à formal e em desarmonia com os objetivos da empresa

→ Padrões de relações e atitudes → se desenvolvem espontaneamente e são assimilados pelas pessoas por traduzirem os interesses e aspirações do grupo

Mudanças de níveis e alterações dos grupos informais → os grupos informais tendem a se alterar com as modificações na organização formal

→ A organização formal transcende a organização formal → enquanto a organização formal está circunscrita ao local físico e ao horário de trabalho, a informal escapa a essas limitações

→ Padrões de desempenho nos grupos informais → o indivíduo preocupa-se com o reconhecimento e aprovação social do grupo ao qual pertence. O seu ajustamento social reflete sua integração ao seu grupo

Críticas à Teoria das Relações Humanas

Oposição cerrada à teoria clássica

→ Inadequada visualização de problemas industriais, principalmente na questão: conflitos de interesses

Concepção ingênua e romântica do operário (satisfação e produtividade)

→ Limitação do campo experimental (visão míope)

→ Parcialidade das conclusões (escassez de variáveis, parcialidade e relega os aspectos formais à um plano inferior)

Ênfase nos grupos informais

→ Enfoque manipulativo das relações humanas

Teoria Neoclássica da Administração

Características

ênfase na prática da administração → o pragmatismo

→ reafirmação relativa dos postulados clássicos

ênfase nos princípios gerais da administração → planejar, organizar, dirigir e controlar

ênfase nos objetivos e resultados: é em função disso que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada

→ ecletismo da teoria neoclássica

Aspectos principais segundo Drucker

→ quanto aos objetivos: os objetivos não estão na organização, é sempre uma contribuição específica para o indivíduo e a sociedade; são julgamentos de valor, são escalas de prioridades no atendimento das necessidades da comunidade por parte da organização

→ quanto à administração: todas as organizações são semelhantes na área administrativa

→ quanto ao desempenho individual: é a eficácia do pessoal que trabalha na organização

Eficácia e Eficiência

→ eficácia: medida de alcance de resultado

→ eficiência medida de utilização dos recursos no processo

Eficiência

Eficácia

Ênfase nos meios

Fazer corretamente as coisas

Resolver problemas

Salvaguardar recursos

Cumprir tarefas e obrigações

Treinar os subordinados

Manter as máquinas

Ênfase nos resultados

Fazer as coisas certas

Atingir objetivos

Otimizar utilização de recursos

Obter resultados

Dar eficácia aos subordinados

Máquinas em bom funcionamento

Princípios Básicos de Organização

→ divisão do trabalho

→ nível institucional

→ nível intermediário

→ nível operacional

→ especialização: especialização dos órgãos que compõem a estrutura organizacional

→ hierarquia: a medida que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do administrador

→ autoridade: alocada em posições na organização e não em pessoas; é aceita pelos subordinados; autoridade flui de cima para baixo

→ responsabilidade: contrapartida da autoridade

→ delegação: processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia

amplitude administrativa: número de funcionários que um administrador pode supervisionar (organização alta ou achatada)

Centralização

→ enfatiza a cadeia de comando

Vantagens

→ decisões são tomadas por administradores com visão global

→ os tomadores de decisão são mais bem treinados e preparados

decisões mais consistentes com os objetivos empresariais globais

→ centralização elimina esforços duplicados e reduz custos operacionais

Desvantagens

→ decisões tomadas na cúpula longe dos fatos

tomadores de decisões têm pouco contato com pessoas e situações envolvidas

→ problemas e custos na linha de comunicação

→ possibilita distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões

Descentralização

→ decisões pulverizadas nos níveis mais baixos da organização → a autoridade para tomar ou iniciar ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível

Vantagens

→ rapidez nas decisões

→ aumenta eficiência e motivação

→ melhora a qualidade das decisões à medida que seu volume de complexidade diminui

→ reduz quantidade de papéis

→ gastos de coordenação diminuem devido à maior autonomia para tomada de decisões

Desvantagens

→ falta de uniformidade nas decisões

→ insuficiente aproveitamento de especialistas

→ falta de equipe apropriada no campo de atividades

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