Planejamento
→ Defina as metas;
→ Defina metas viáveis e desafiantes;
→ Planeje as ações para alcançar as metas:
→ O que? Como? Quem? Por que? Onde? Quando? Quanto?
→ Acompanhe o planejamento.
Racionalismo da organização formal
→ Conjunto de cargos funcionais e hierárquicos cujas prescrições e normas de comportamento todos os membros devem se sujeitar.
Organização Linear
→ forma estrutural mais simples e antiga
→ possuem o princípio da autoridade linear (princípio escalar)
→ existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade
→ linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas
→ típica em pequenas empresas
Autoridade linear ou única
→ significa dizer que entre os superiores e subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade
Comunicação formal
→ comunicação limitada exclusivamente às relações formais descritas no organograma; portanto, possui apenas 2 terminais de comunicação (para baixo e para cima)
Centralização
→ decisões no topo do organograma: só existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização
Aspecto piramidal
→ a medida que sobe a escala hierárquica, diminui o número de cargos
Vantagens
→ Estrutura simples e de fácil compreensão
→ Facilidade de implantação
→ Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e notável precisão de jurisdição
→ Bastante estável graças a centralização do poder e do controle
Desvantagens
→ A rigidez e a inflexibilidade da organização linear dificulta a inovação
→ Pode se tornar autocrática pela centralização do poder
→ A unidade de comando torna os chefes generalistas, o que pressupõe a existência de chefes capazes de saber tudo
→ Problemas na comunicação
Organização Funcional
→ Autoridade funcional ou dividida: cada subordinados reporta-se a muitos superiores. Poder do especialista com base no conhecimento e não na hierarquia;
→ Linhas diretas de comunicação: sem necessidade de intermediários é capaz de ser mais ágil
→ Descentralização das decisões: as decisões são delegadas aos órgãos que possuem conhecimento necessário para melhor implementá-las.
→ Ênfase na especialização: há uma profunda separação das funções de acordo com as especialidades envolvidas
Vantagens
→ A especialização permite que cada órgão concentre-se em sua função gerando maior eficiência
→ Permite uma supervisão técnica;
→ Desenvolve uma comunicação direta sem intermediários ou necessidade de seguir canais formais → mais rápida e menos sujeita a distorções
→ Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução → divisão entre quem pensa e quem faz
Desvantagens
→ Perda da autoridade de comando caracterizada pela dificuldade de órgãos superiores em comandar os de níveis mais baixo
→ Subordinação múltipla: nem sempre os órgãos sabem exatamente a quem recorrer para resolver determinados problemas, gerando indeterminação das responsabilidades
→ Tendência à concorrência entre os especialistas: a tendência em impor seu ponto de vista à organização leva a perda da visão do todo
→ Confusão quanto aos objetivos: a perda da visão do conjunto pode levar a multiplicidade de objetivos
Quando utilizar
→ Quando a organização, por ser pequena, tiver uma equipe de especialistas bem entrosada
→ Quando a organização delegar, durante um certo período de tempo, a algum órgão especializado autoridade funcional sobre os demais.
Organização Linha de Staff
Características
→ Mais utilizada forma de organização;
→ Resultado da combinação de dois tipos de estruturas: linear e funcional, com predomínio da primeira
→ Busca incrementar suas vantagens (mantêm o princípio da autoridade única) e reduzir suas desvantagens (assegura assessoria especializada)
→ Coexistência entre as linhas formais e as linhas diretas de comunicação
Critérios de distinção entre linha e staff
→ Relacionado aos objetivos: todas as atividades relacionadas ao objetivo principal da organização, ou atividades fins, serão de linha; enquanto que as demais serão de staff, ou atividades meio
→ Órgãos executores ou operacionais pertencem a linha
→ Órgãos de apoio ou consultores pertencem ao staff
Vantagens
→ A assessoria especializada não pode interferir nos órgãos em que presta serviços, mantendo-se, dessa forma, o princípio da autoridade única
→ Atividade conjunta entre os órgãos: enquanto os de linha se dedicam as atividades básicas, os de staff responsabilizam-se pela execução de serviços especializados. Dessa forma cada órgão atua na sua especialidade
Desvantagens
→ Possibilidade de conflitos: o assessor tem geralmente melhor formação, enquanto que o gerente de linha tem mais experiência, o que predispõe a uma rejeição de idéias
→ O assessor pode alegar que o seu projeto falhou por que foi mal executado e, por sua vez, o gerente de linha pode alegar que era teórico demais
→ A assessoria representa custos elevados à empresa, o que pode levar ao assessor a apresentar projetos em quantidade a fim de justificarem seus custos
→ Ao recomendar, o assessor não tem responsabilidade sobre os resultados
Características da Linha de Staff
Muito bom, bem esclarecedor, tenho uma prova de processos administrativos que aborda exatamente esses tópicos.
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