domingo, 4 de abril de 2010

Modelo de Gestão - Aula 9

Aula 9

Planejamento

Defina as metas;

Defina metas viáveis e desafiantes;

Planeje as ações para alcançar as metas:

O que? Como? Quem? Por que? Onde? Quando? Quanto?

Acompanhe o planejamento.

Racionalismo da organização formal

→ Conjunto de cargos funcionais e hierárquicos cujas prescrições e normas de comportamento todos os membros devem se sujeitar.

Organização Linear

→ forma estrutural mais simples e antiga

→ possuem o princípio da autoridade linear (princípio escalar)

→ existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade

→ linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas

→ típica em pequenas empresas

Autoridade linear ou única

significa dizer que entre os superiores e subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade

Comunicação formal

comunicação limitada exclusivamente às relações formais descritas no organograma; portanto, possui apenas 2 terminais de comunicação (para baixo e para cima)

Centralização

decisões no topo do organograma: só existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização

Aspecto piramidal

a medida que sobe a escala hierárquica, diminui o número de cargos

Vantagens

Estrutura simples e de fácil compreensão

Facilidade de implantação

Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e notável precisão de jurisdição

Bastante estável graças a centralização do poder e do controle

Desvantagens

A rigidez e a inflexibilidade da organização linear dificulta a inovação

Pode se tornar autocrática pela centralização do poder

A unidade de comando torna os chefes generalistas, o que pressupõe a existência de chefes capazes de saber tudo

Problemas na comunicação

Organização Funcional

Autoridade funcional ou dividida: cada subordinados reporta-se a muitos superiores. Poder do especialista com base no conhecimento e não na hierarquia;

Linhas diretas de comunicação: sem necessidade de intermediários é capaz de ser mais ágil

Descentralização das decisões: as decisões são delegadas aos órgãos que possuem conhecimento necessário para melhor implementá-las.

Ênfase na especialização: há uma profunda separação das funções de acordo com as especialidades envolvidas

Vantagens

A especialização permite que cada órgão concentre-se em sua função gerando maior eficiência

Permite uma supervisão técnica;

Desenvolve uma comunicação direta sem intermediários ou necessidade de seguir canais formais mais rápida e menos sujeita a distorções

Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução divisão entre quem pensa e quem faz

Desvantagens

Perda da autoridade de comando caracterizada pela dificuldade de órgãos superiores em comandar os de níveis mais baixo

Subordinação múltipla: nem sempre os órgãos sabem exatamente a quem recorrer para resolver determinados problemas, gerando indeterminação das responsabilidades

Tendência à concorrência entre os especialistas: a tendência em impor seu ponto de vista à organização leva a perda da visão do todo

Confusão quanto aos objetivos: a perda da visão do conjunto pode levar a multiplicidade de objetivos

Quando utilizar

Quando a organização, por ser pequena, tiver uma equipe de especialistas bem entrosada

Quando a organização delegar, durante um certo período de tempo, a algum órgão especializado autoridade funcional sobre os demais.

Organização Linha de Staff

Características

Mais utilizada forma de organização;

Resultado da combinação de dois tipos de estruturas: linear e funcional, com predomínio da primeira

Busca incrementar suas vantagens (mantêm o princípio da autoridade única) e reduzir suas desvantagens (assegura assessoria especializada)

Coexistência entre as linhas formais e as linhas diretas de comunicação

Critérios de distinção entre linha e staff

Relacionado aos objetivos: todas as atividades relacionadas ao objetivo principal da organização, ou atividades fins, serão de linha; enquanto que as demais serão de staff, ou atividades meio

Órgãos executores ou operacionais pertencem a linha

Órgãos de apoio ou consultores pertencem ao staff

Vantagens

A assessoria especializada não pode interferir nos órgãos em que presta serviços, mantendo-se, dessa forma, o princípio da autoridade única

Atividade conjunta entre os órgãos: enquanto os de linha se dedicam as atividades básicas, os de staff responsabilizam-se pela execução de serviços especializados. Dessa forma cada órgão atua na sua especialidade

Desvantagens

Possibilidade de conflitos: o assessor tem geralmente melhor formação, enquanto que o gerente de linha tem mais experiência, o que predispõe a uma rejeição de idéias

O assessor pode alegar que o seu projeto falhou por que foi mal executado e, por sua vez, o gerente de linha pode alegar que era teórico demais

A assessoria representa custos elevados à empresa, o que pode levar ao assessor a apresentar projetos em quantidade a fim de justificarem seus custos

Ao recomendar, o assessor não tem responsabilidade sobre os resultados


Diferenças entre Estrutura Linear, Funcional e Linha-Staff
Características da Linha de Staff




Um comentário:

  1. Muito bom, bem esclarecedor, tenho uma prova de processos administrativos que aborda exatamente esses tópicos.

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